sexta-feira, 27 de maio de 2011

Filtro para Piscina - Características e Dicas de manutenção e instalação.

Um dos componentes mais importantes na piscina é o filtro de água. Não sendo o único instrumento de limpeza e purificação da água (o skimmer acaba por recolher a sujeira mais visível) é, contudo, aquele que desempenha uma tarefa mais crucial para manter a água cristalina. Sobretudo se tivermos em conta que é o filtro que remove as impurezas que, na maioria das vezes, só nos apercebemos que existem quando a piscina já perdeu toda a sua beleza e aspecto saudável!
Apesar de existirem diferentes tipos de filtros, todos eles funcionam da mesma forma: a água da piscina, sugada pelo skimmer através da força da bomba, entra num depósito que contém um material específico de filtragem. É depois devolvida à piscina, completando um ciclo que se recomenda que seja frequente: dependendo do uso, é aconselhável que a água complete um ciclo por dia.
Aquilo a que nos referimos por “ciclo” é a passagem de toda a água da piscina pelo filtro, um processo cuja duração depende de diversos fatores: tamanho da piscina (ou por outras palavras, o volume de água), potência da bomba/motor e também da própria capacidade do filtro utilizado. Ao escolher estes componentes, deverá ter em conta todos estes fatores para que o ciclo não demore demasiado tempo: o recomendado para piscinas domésticas é 8 horas.
Como podemos verificar, Filtro e bomba são componentes de um sistema que estão sempre em ação. Sendo assim, precisam ser de excelente qualidade, garantindo assim todo o processo sem maiores problemas de funcionamento.
E o conjunto Filtro e Bomba Dancor tem a característica necessária para atender o perfeito funcionamento desse sistema.
Filtro para Piscina DFR-12 com carrinho e Bomba PF-17 M Dancor


Todos os modelos de filtros são fabricados em material termoplástico, pelo processo de roto moldagem, enquanto seus sitemas internos de distribuição, de drenagem e as válvulas seletoras de seis posições, mais a posição LIVRE, são produzidas em termoplásticos industriais: ABS, PVC e ABS com fibra de vidro.
A bomba com pré-filtro é construída em ABS e rotor em plástico de engenharia Noryl. Eixo da bomba com vedação através de selo mecânico tipo 6. Ponta de eixo totalmente envolvida pela fixação do rotor para a total proteção contra desgaste, corrosão e contato de partes metálicas com o líquido circulante (eliminação de riscos de choque elétrico).
O novo visor acoplado com a União Soldável 50x40mm no bocal  "dreno" da válvula seletora é em policarbonato transparente para o controle da operação de retro lavagem e de pré-filtragem, economizando a água de sua piscina.
A areia de filtragem é permanente, sendo selecionada pela Dancor, não necessitando ser substituída. O manômetro é acoplado no bocal da bomba, na válvula seletora, para indicar o momento certo em que deverá ser feita à retro lavagem da mesma.
A bomba auto-escorvante permite a instalação acima do nível da água da piscina, desde que o desnível não exceda 1m. A tampa do pré-filtro é transparente, facilitando a inspeção visual do seu cesto interno. Motor elétrico para serviço continuo, monofásico, nas potências de 1/4 a 3cv nas tensões 110/220V, ou trifásicos de 0.5 a 3.0cv nas tensões 220/380V.

INSTALAÇÃO
Instale o filtro numa área coberta, próxima à piscina com espaço suficiente para a operação e de fácil acesso a manutenção. é aconselhável que a bomba trabalhe afogada, ou seja, abaixo do nível da piscina. Caso não seja possível, a altura máxima do bocal de sucção da bomba em relação ao nível da piscina deverá ser de 1m. Lembre-se que o filtro, depois de carregado com areia e cheio de água, ficará pesado (aproximadamente 50kg para o menor modelo DFR-11), devendo ser instalado numa base de concreto.
A válvula seletora possui nomes gravados. Observe que a tampa do pré-filtro transparente para a sua inspeção interna, logo deverá estar em local de fácil acesso para inspeção do cesto interno. Após definir a posição do filtro é que devemos enchê-lo com a areia especificada pela Dancor.
ATENÇÃO: Para o filtro trabalhar de forma correta, recomenda-se a utilização de areia fornecida pela Dancor. Como se trata de um elemento vital à filtração da água da piscina, NÃO É RECOMENDADO outro tipo de areia. A areia possui especificações técnicas rigorosas que são baseadas em normas, assegurando o excelente desempenho dos nossos produtos. Nosso controle de qualidade verifica os requisitos necessários para obter uma areia de qualidade, como por exemplo, o tamanho e forma do grão, e se está livre de carboneto, terra e matéria orgânica. Obtendo assim altos níveis de desempenho em seus produtos.
Todo o equipamento está sujeito à manutenção. é importante na instalação hidráulica o uso de uniões e registro.
O visor na rede de drenagem será de grande utilidade para controlar a limpeza da água nas operações de retro-lavagem e de pré-filtragem, e do filtro de piscina, economizando a água já tratada.
A tubulação deverá ter fixações próprias, de modo a serem evitados os esforços sobre os equipamentos: pré-filtro e válvula seletora do filtro.
Para a segurança dos banhistas e do pessoal da manutenção, é indispensável o aterramento da carcaça do motor elétrico, utilizando um fio terra de pelo menos uma bitola de 2.5cm² de seção, ligado a uma tubulação metálica enterrada ou um vergalhão adequadamente instalado e enterrado, para tal finalidade.

Confira neste vídeo institucional didático, elaborado para as empresas Neoclor, Dancor e Netuno, outras informações sobre manutenção, cuidados e tratamento de piscinas.


Agora uma dica muito importante!
Na www.brasilbombas.com a entrega é grátis para todo Brasil e já acompanha a carga de areia necessária na compra de um filtro.
Até breve!










Nenhum comentário:

Postar um comentário